17 de agosto de 2013

Recorde Pessoal - 230 km em Jaraguá

 
o sorriso é inevitável

No voo livre, como em qualquer esporte, sempre procuramos aumentar nossa performance, técnica e recordes pessoais.

A essência do voo live são os voos de distancia, decolar "sem destino" e pousar o mais longe possível e quando o sol já esta se pondo, aproveitando tudo que a natureza oferece.

No dia 12 de agosto decolei da cidade de Jaraguá, estado de Goias, na tentativa de bater meu recorde que era de 150km em Governador Valadares, Minas Gerais.

Dois dias antes havia feito meu primeiro voo na região e pousei perto dos 100kms, mas não foi uma distancia muito espetacular em virtude do potencial local, torcíamos por um dia com maior potencial e, neste dia 12, a condição melhorou e, mesmo ainda não sendo o ideal, as 12:15h decolei, logo na primeira térmica percebi que poderia ser um ótimo dia.

As teto máximo era de 3400 metros, algumas ótimas nuvens e muito frio. As transições não estavam rápidas em função do vento fraco mas conseguia voar numa boa rota acertando a maioria das térmicas.

Perto das 17:00h estava baixo no km 180, pensava que apesar do voo excelente e ter ultrapassado meu recorde, ficava aquela sensação que por pouco não passaria a casa dos 200km. Mas para minha sorte engatei numa "fraquinha" no final do dia, aquela que todo voador sonha, e sai dos 400 metros ate perto dos 3400, numa térmica que variava de 1.5 a 2.0 m/s, onde usei toda minha concentraçao pois, pela hora, sabia ser a ultima do dia.

Foi um planeio de 40 km num final de tarde fantástico alcançando a marca de 230 km voados, uma sensação maravilhosa de ter voado tudo que o dia permitia. Meu resgate foi perfeito e praticamente chegou no pasto ao meu lado antes mesmo de tirar meu capacete.

Foi um daqueles dias pra não se esquecer jamais....

                                decolagem Jaraguá

                                o céu ficando lindo
                                no pasto logo apos o pouso
                                meu resgate Boi
                                um lindo visual do "boiadeiro" no Cerrado
                                o mapa com o track do meu voo (linha branca)

Veja todos os detalhes do voo clicando aqui !!!