27 de junho de 2011

Em Galápagos com meu "brother"

Hoje postei algumas fotos de Galápagos no meu Facebook, entre elas uma que chamou a atenção de muitos amigos do voo livre.

Realmente a foto é ótima, alem do local e do visual lindo esta do meu lado um "cara" que nos da a maior inveja......... ele tem asas!!! Dava tudo pra saber o que ele esta pensando......rs

Um click do feriadao!

Teto baixo, muita névoa e aquela cara de "merreca" mas eu e Octavio acreditamos e nos divertimos e brincamos muito......

Valeu Comando!!!


















foto Octavio Fiaes

19 de junho de 2011

Fotografando o voo fotografando uma paixao .....

Este "post" e aquele que pra mim nunca "sai de moda", ele esta sempre presente porque as fotos estão sempre se atualizando e se complementando a cada click.

A ordem das fotos não obedecem nenhuma cronologia.....

















A foto a cima fez parte de uma matéria da ultima edição da revista inglesa "Cross Country", esta a baixo foi capa da revista alemã "DHV-info"















Como repassar esta emoção de voar ?
.
Uma dos acessórios "imprescindíveis" para qualquer voador chama-se "maquina fotográfica". Com o privilegio que temos em voar os mais belos visuais e as mais belas imagens são curtidas apenas por nós e pelos pássaros.


.
.
.


Independente da qualidade todos os pilotos deveriam ter sempre uma maquininha a "mão", seria uma "perda" deixar de compartilhar imagens como estas.
.

.








.
Foram muitas as vezes que paisagens inesquecíveis passaram diante de meus olhos sem que tivesse um camera por perto. Por mais simples que estas maquininhas possam ser, já seria suficiente para tentar eternizar estes momentos.
.

.
Mesmo que estes visuais fiquem sempre "gravados" em nossas mentes, rever tudo e poder compartilhar é um enorme prazer.


.





O início

A muitos anos tento melhorar e aperfeiçoar minhas fotos. No começo com pequenas "Xeretas" ou "Kodaks" esperava-se dias para se ter o resultado destes "clicks"e muitas vezes eles traziam uma enorme frustração. Hoje com as novíssimas digitais e sua capacidade infinita estes problemas acabaram.



início da paixão, primeiros "clicks"


primeira no Cristo com equipamento na asa.





Melhorando o equipamento

A experiência com um material de qualidade veio com um equipamento emprestado do meu cunhado Carlos Lorch, fotografo de "mão cheia", que teve a coragem de montar sua Nikon para eu tentar minhas primeiras fotos "profissionais" voando no Cristo.





Neste dia o Cristo foi impossível, a condição não "colaborou" mas o resultado das fotos foi excelente e acabou sendo capa do seu livro "Click: O Momento Magico do Esporte".


a primeira com equipamento profissional

Depois de algum tempo senti a necessidade de profissionalizar um pouco mais meu equipamento pois, por mais recursos que as pequenas e leves digitais pudessem oferecer, nunca teríamos uma foto igual aquelas com corpo, lentes e sensores de altíssima qualidade.






.



Poucos pilotos se dispõe a chegar mais cedo numa rampa para, antes de se preocupar com tudo que diz respeito ao voo, perder preciosos minutos apenas com a montagem de toda aquela "geringonça". Alem e claro, da influencia negativa que o peso deste equipamento provoca no equilíbrio, afetando diretamente o comando e o conforto na pilotagem.
.




Nos dias que vôo com a "geringonça, fico apenas a "disposição" dos clicks, tentando sempre os melhores ângulos e momentos. A curtição do voo fica totalmente em segundo plano.
.

.




Tenho aprendido com o tempo que e fundamental idealizar na minha cabeça as fotos que estou pretendo clikar. Depois, colocar em pratica, pode não ser tão simples assim, mas ja ajuda bastante.




.

Muitas vezes entre 500 ou 600 fotos são tiradas em um único voo mas não mais de 10 são realmente boas.









Como em qualquer atividade a sorte tem que estar presente. Nesta foto a baixo sobrevoei o Cristo por quase 1h mas ele teimava em ficar escondido pelas nuvens. Quando já pensava em desistir e retornar para São Conrado ele, com a magia que tem, reapareceu entre as nuvens me proporcionando esta foto mágica.
.




A procura de novos ângulos é fundamental...........Novos ângulos, novos resultados, novas emoções.....






Durante todos estes anos de vôo sempre tentei ter alguma maquininha ao meu lado, mas nem sempre foi possível e muitas vezes fui castigado com a perda de momentos "mágicos" que ficaram apenas na minha lembrança mas que dificilmente vou encontra-los novamente.


.

Um conselho a todos os voadores ou aventureiros............maquina por perto!!!

Lembro de uma passagem do velejador Amyr Klink nos seus longos meses na Antardica. No seu segundo dia um espetáculo da natureza proporcionou um brilho no gelo misturado com pontos luminosos que mais pareciam milhares de pequenos "diamantes" cintilantes.
.
Por horas Amyr apenas admirou imaginando aquilo se repetir em vários outros dias mas durante todos os meses que se seguiram nada mais aconteceu.....
.

Esta foto a baixo foi escolhida pelo fabricante de cameras da marca "Gopro" como a "Photo of the Day" e com isso ganhei uma outra de premio.