19 de outubro de 2009

Calendário 2010

Mais uma vez tenho o prazer de contribuir com uma foto minha para o calendário 2010, " Fly Forever 2010 Calendar", da revista inglesa Cross Country.

Ela foi tirada no "Open Brasília 2009" e quem quiser adquirir click aqui e entre no site da revista.

5 de outubro de 2009

Expedição Planadores 2009 (ultima parte)



Passou rapido, foram intensos, divertidos, emocionantes e quase 15.000km voados, sem duvida este ano foi ainda melhor que 2008.

Os últimos dias continuaram clássicos e a opção de ficarmos baseados na cidade de Luiz Eduardo Magalhaes foi otima pois pudemos explorar bastante o potencial local e suas interminaveis rotas. Voamos pra todos os lados e em condições diversas, mesmo o "pior" dia era fantástico.

O inico ponto “negativo”, se é que eles existem, foram as enormes queimadas que fazem o vôo num dia totalmente de ceu azul virar IFR, nao se via absulutamente nada, tudo bem que aquelas gigantescas fornalhas proporcionavam térmicas fortissimas, perguntem ao Egon que colocou pra "dentro" mas que eu e Sergio literalmente amarelamos, a impressão era de estar jogando pra boca de um vulcão......



Num destes dias voava com o Sergio no ASH 25 e partimos pra um triangulo de 500km, o primeiro pilão foi fácil, o segundo era mais complicado pois o teto nesta proa ia ficando a cada km mais cirrado, estratificado e com muita fumaça.

Foi uma tirada longa, chegamos baixo, contornamos o pilão e corremos pro único raio de sol rezando pra “pegar a "salvadora" quando o Sergio achou uma de 0.5 e não largou até chaparmos na base.
Na volta do ultimo pilão, a uns 100km fora, batemos novamente na base a uns 2500 mts. Já eram quase 17h e foi a última do dia, pra mim era impossível chegar, minha visão de piloto de asa não “permitia” esta hipótese mas a indicação é que chegaríamos com 300 metros......como voam estas maquinas, chegamos!!!



No ultimo dia voei com Renato no S10, era a volta pra Formosa, 450km com vento praticamente de cauda o que, na teoria, seria bem mais rápido, mas logo no inicio a saturação das nuvens aumentou e o teto baixou.

Como decolamos por ultimo escutávamos o Fabio, Egon, Beckelli, Sergio e Improta comentando sobre a condição muito sombreada e com chuvas isoladas, decidimos por um caminho diferente, ao invez de manter o vôo sobre o platô, o que aumenta a distancia mas mantem mais apoio, decidimos em razão da condição esquecer o “chão” e olhar apenas as estradas de nuvens que se formavam na proa pra Formosa, funcionou muito bem, ano passado fiz a mesma proa com o Fabio e deu no mesmo, condição bem mais alta e constante.

Quando largamos o platô encontramos o Admilson com seu Ximango, este é um piloto guerreiro e voa muito pois sua maquina comparada aos outros planadores perde muito em performance e principalmente nas térmicas mas mesmo assim num destes dias conseguiu bater o recorde brasileiro, que já era seu, com 402k, uma tremenda proeza que foi devidamente comemorada com muita champanhe, discurso e tudo que a ocasião merecia. Quem quiser ver o vôo dele click aqui.

Mas voltando ao vôo pra Formosa depois de largar o platô o vôo foi ficando cada hora mais alto e com varias estradas na proa, com isso mesmo saindo bem atrás acabamos chegando em Formosa junto com Sergio e Improta, logo depois Beckelli, Fabio e Admilson.



Queria comentar novamente sobre o vôo do Egon no ASW 22 que voou muito, três voos acima de 800 e um deles de 950 km, no OLC esta entre os 20 melhores do mundo. Quem quiser ver este vôo com térmica intregada de 10 com picos de 15m/s click aqui.

Foi muito legal conhecer o Eduardo Berned, piloto agrícula e único de planador de Luiz Eduardo Magalhaes voando num Blanik que também teve sua “condecoração” dada pelo Improta, que vai virar prefeito da cidade...rsrsrs....se não me engano um “C” de prata por ganho de altura, distancia e tempo de vôo, ano que vem vai ser mais um a se incorporar a expedição.



As tripulações que fizeram parte da expedição

ASW 22 Egon Rhen
ASH 25 Sergio e Improta, Sergio e Nader, Improta e Nader
S 10 Fabio Moraes e Rony Jacobina
DG 800 Luiz Morais
S10 Beckelli
S10 Renato e Nader, Sergio e Nader
Ximango Admilson

Alem de agradecer ao Sergio por mais esta oportunidade de desfrutar desta semana inesquecível, também as tripulações de apoio do Caravan, do Pilatus e do CitationJet
Ano que vem tem mais e aguardem o DVD com as imagens da expedição..........


nas tres fotos Fabio chegando em Formosa no S10


.

Beckelli chegando em Formosa no seu S10

eu e Renato
Sergio com o ASH 25

Fabio Morais

Luiz no comando do Pilatus

pedi uma foto minha saiu isso, em 2010 vem a cabeça
.

Admilson feliz com seu recorde de Ximango



Ximango

.

Eduardo Berned, piloto do Blanik ao lado do S10

Sergio e eu

Egon, pra variar, sempre pousando no final do dia





hangar de primeira



Stemme

um "ponto" na beleza do interior da Bahia

Formaçoes, formaçoes e formaçoes....colírio pro voador

o winglet do ASH com seus 25 mts de asa

final do dia em Formosa
invertendo os papéis

final em Luis Eduardo com o Sergio no S10

incrivel este visual, eram 17h, 100km fora e chegamos


.

chegada dos S10 em Formosa
ta faltando o Luiz e o Rony que ja tinham partido