30 de setembro de 2009

Expedição Planadores 2009 (segunda parte)



.
Mais dois dias clássicos, ontem segunda feira, voei com Renato, piloto técnico, muito habilidoso e tremenda companhia, foi mais um otimo aprendizado. Decolamos por ultimo pois tive problemas no meu para-quedas e acabamos saindo com 30 mts de atraso, pra não perder a turma de "vista" aceleramos o possível e na volta do primeiro retorno, 185km fora, começamos e enxergar alguns planadores. A condição estava otima e todos os voos a cima dos 450 km.

O Egon, piloto de Brasília, voou mais de 800 km, a meta é 1000 ainda nestes dias....acho que vai!!!

Cada dia mais me impressiono com a performance destas maquinas, pra quem voa de asa delta é muito "estranho" olhar uma nuvem a 40km e acreditar que ela esta "perto" ou ver o GPS dizendo que você vai chegar com mais de 1000 mts, sem enroscar, num planeio final de mais de 100 km fora......só voando pra acreditar.

Hoje, terça feira, voei com Sergio, dia mais clássico ainda, teto de 3600 do chão, recorde batido pelo time do Ximango (amanha coloco estas fotos e relatos) , uma "bengala" mortifera e mais um voo incrível do Egon, meteu 950km, decolou as 10:30 e pouso no por do sol, as fotos dele pousando estão ai.....amanha coloco o link do OLC .
.
Continuo sem me prolongar muito nos detalhes pois tenho que descansar pois daqui a pouco o dia amanhece e vai começar tudo outra vez, ainda bem!!!

Mas como sempre as fotos, neste caso, são bem melhores que as palavras...espero que gostem!


Fotos de segunda-feira













eu e Renato



freio pranao "varar"

os "brinquedos" descansando
.
.
Fotos de hoje, terça-feira
.


Sergio na pilotagem





















Sergio e sua "arma" mortifera......ta me devendo!!!!

chegada do Egon depois de 950 km voados...



Egon, o cara ta voando muio

27 de setembro de 2009

Expedição Planadores 2009 (primeira parte)


Sergio e Renato no S10

Vou fazer apenas um pequeno resumo deste inicio! Nos proximos dias coloco fotos dos participantes e suas máquinas.

Esta é a segunda edição da expedição que iniciou-se em 2008 e acabou gerando um DVD muito maneiro. Este ano voltamos pra repetir a dose, estamos em sete planadores, nosso start foi em Formosa, Brasília

Nosso primeiro dia foi de arrumação das "tralhas" e ajustes finais dos planadores, depois, pra variar, pernoitamos no sitio do Luiz Maurício com aquela hospitalidade 5 estrelas habitual dele e de toda família e, pra variar mais uma vez, a casa sempre em festa.

Hoje, Sérgio, Renato, Improta e eu decolamos em torno de 11:30h com proa de Luiz Eduardo Magalhaes, cidade a oeste da Bahia onde encontramos toda a turma que já havia chegado no dia anterior.


O voo foi de quase 500km em 4:30h, num contravento que variava entre 15 a 25 km/h mas, apesar do dia começar fraco, falhado e com teto de 12oomts viemos sem grandes dificuldades. Com o passar do dia o teto foi subindo e já mais próximo, uns 100 km fora, ja voávamos a 2400 mts de altura. A instabilidade que permaneceu por varias semanas nesta região revela uma topografia completamente diferente dos anos anteriores com grandes áreas verdes incomum para esta época do ano.


A turma que já estava por aqui voou pra todo lado, o Egon (depois falo de todos) voou mais de sete horas e centenas de kms, acho que amanha ele voa 1000.


Nos próximos dias espero relatos mais detalhados porque amanha as 9h já estaremos no hangar pra outro dia de voo e muita emoção.


As fotos falam tudo....



chegada em Formosa



Improta, tremendo piloto e instrutor

equipe de filmagem para o DVD 2009

Sergio e Improta



eu e Sergio

Aqui começa o primeiro dia de voo, Formosa/Luiz Eduardo Magalhães, 500km



Sergio no seu S10



se tem coisa melhor ainda não descobri
















por do sol lindo, prenuncio de um dia clássico amanha