4 de dezembro de 2007

Quebrando Tabus: Recordes em São Conrado



Como tudo começou

O voo em São Conrado sempre foi considerado o melhor voo urbano do mundo e acredito não existir visual mais deslumbrante, voamos no "quintal" de casa. Mas sempre faltava alguma coisa, por mais incrível que sejam estes voos, o cross a partir de São Conrado sempre foi um tabu e uma coisa inimaginável. Voar em uma condição de litoral, diferentemente do interior, onde o teto é sempre muito mais alto e com varias opções de pouso já seria um grande problema além de ter o desprendimento de sair da comodidade de São Conrado e arriscar um voo pousando numa enorme roubada.



A ideia de quebrar este tabu permaneceu sempre viva na minha cabeça, estudei e analisei esta tirada e todas as possibilidades durante muito tempo. Cada dia a ideia amadurecia e a certeza de ser possível também.

Numa terça feira a condição amanheceu clássica, teto alto e com possibilidade de voar no Pico da Tijuca, pois seria a partir deste ponto o start para este voo. Sem comunicar a ninguém decolei e consegui em pouco tempo "ganhar"o Pico da Tijuca. A primeira tirada foi em direção a Pedra Branca, atravessando uma área bastante critica. Logo estava fazendo a transição da condição de litoral para a condição de interior, foi como subir um grande degrau, o primeiro obstáculo foi superado. Dali tirei em direção a Campo Grande e Santa Cruz.

Em Campo Grande fiquei durante um bom tempo num pequeno morrinho, com apenas uma chapada a meu alcance tentando engatar em alguma coisa. Como quem espera sempre alcança engatei numa bomba e fui pra nuvem cruzando Santa Cruz enroscando em pequenas bolhas. Derivando lentamente cheguei em Itaguai, pousando no começo do vale. Foram 55km e um tabu quebrado, tinha sim como se fazer um cross saindo da Pedra Bonita. Esta seria a marca a ser batida.

O Grande Dia

Este voo a Itaguai mexeu com a cabeça de todos os voadores, a ideia de se fazer um cross era possível e todos queriam ter este prazer. Dias se passaram ate que uma nova chance surgiu. Já combinado com meu amigo Octavio Fies montamos nossas asas decididos a uma outra tentativa. Em pouco tempo estávamos no Pico tirando em direção a Pedra Branca. Só que para surpresa não estávamos só, nosso amigo Alan, sem saber de nossas intenções, resolveu nos acompanhar. O Octavio que fez uma opção de voar um pouco mais pelo litoral acabou caindo na linha do vento e pousou no Recreio, batendo seu recorde pessoal em São Conrado.

Continuávamos eu e Alan na nossa tirada, deste vez cruzei Campo Grande e Santa Cruz sem grandes problemas e tiramos na direção de Itaguai. Neste ponto, onde havia sido meu pouso da vez anterior, cheguei alto e investi por dentro do vale de Itaguai, tinha certeza que ali era o "passaporte" para escalar a cordilheira em direção a Angra. Não demorou muito e já estava alto sobre a serra do Mar, apreciando um dos visuais mais incríveis que já vi. A Restinga da Marambaia e a Baia de Angra dos Reis com todas as suas 365 ilhas, era um visual inesquecível e quase que irreal. Quando pensava então que havia decolado de São Conrado mais eufórico e entorpecido eu ficava.

Depois de curtir este voo por quase 4:30h, pois havia decolado as 10:30h, tirei em direção a Porto Bello pois sabia que ali encontraria amigos do clube CEU, de Jacarepagua, que estariam ali vindos com suas "maquinas motorizadas" curtir o dia na casa do mestre Armando Nogueira. Meu pouso foi uma festa, ainda mais quando souberam de onde eu havia decolado. Foi um espanto pra todos e pra mim uma alegria descomunal, foram 84km de um voo "irreal" e o recorde da Pedra Bonita.

Um pouco mais tarde toca meu celular, era o Alan que apesar de não ter pego a condição da cordilheira, conseguiu vir "pulando" morrinhos e pousou na praia do hotel. Não demorou muito e o Octavio Fiaes chegava para festejarmos juntos este voo inesquecível.



Clique aqui e veja a materia no OZ Report

Clique aqui e veja a materia na Wills Wing

Clique aqui e veja todos os detalhes sobre este voo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua crítica é fundamental para melhorar meu blog. Vamos lá, deixem seus comentarios, criticas e sugestoes!

Abraços e bons voos
Nader