6 de dezembro de 2007

Asas Um Sonho Carioca




Começando a voar - Nascendo uma paixão

Sempre foi um amante por esportes, desde a minha infância na Barra da Tijuca tive no surf minha primeira grande paixão. Os esportes sempre fizeram parte da minha vida.












Vi o vôo livre nascer no Brasil em 1974, na época vendi uma filmadora super 8 e um autorama para o curso com o Luiz Cláudio, primeiro voador do Brasil mas descoberto por meu pai, tive que adiar meus planos aéreos. Apenas em 1982, casado e dono do meu nariz, pude enfim realizar meu sonho. Naquele momento minha vida passou a girar em torno de uma asa delta.




Sou um arquiteto por profissao e um voador por paixão, pura paixão!. Meu mestre e grande amigo Armando Nogueira sempre diz que eu "não trabalho para voar e sim eu vôo para trabalhar" ...... ele tem toda razão!

Apesar de ter conhecido boa parte das belezas do Brasil a bordo de meu "grande" ultra-leve (o Linda Mariana) e tendo sido o primeiro no Brasil a realizar a travessia Natal, Fernando de Noronha, Natal, é na asa delta que curto minhas maiores aventuras e as mais intensas emoções. Sou totalmente apaixonado pelo Rio e suas belezas, considero o vôo ao Cristo Redentor como um dos mais belos do mundo.














Vencedor da "V Mostra Internacional de Filmes de Montanha 2005" realizado no cine ODEON BR - Rio de Janeiro.
"Um dia na cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Um dia especial. Especial como todo e qualquer dia em uma cidade cheia de encantos mil.E logo cedo as ruas que costuram esta complexa geografia ganham vida. Dai começa um vai e vem colorido que se passa bem de baixo das barbas da onipresente figura do Cristo Redentor. Tudo, absolutamente tudo acontece ao seu redor. "Um dia perfeito para tirar os pés do chão"














Além do amor pelo vôo, sempre fui muito apaixonado em imagens, nâo que eu seja um conhecedor mas sempre gostei de registrar estes momentos mágicos. Quando comecei a voar não tive dúvidas, as melhores imagens e as mais incríveis paisagens estariam ali, na minha frente, a minha disposição.














Para quem voa no Rio sabe exatamente a beleza e emoção de um vôo na cidade maravilhosa. Independente das centenas de kms que podemos voar em outros lugares, voar no Cristo é sempre um presente. É como voar dentro de um cartão postal.

Como tudo começou

Assim que as primeiras cameras 8mm apareceram comecei a registrar meus vôos. Com a chegada das mini DVs fui aprimorando um pouco mais minhas imagens. Depois de um certo tempo fiquei focado em gravar os vôos ao Cristo. Foram vários e em ângulos diferentes, tendo sempre o cuidado de dar continuidade usando a mesma roupa, cinto, capacete e óculos, pensando sempre em um dia montar um documentário. Foram mais de 2 anos captando imagens.

Nascendo o documentário

Fui procurado certa vez pela equipe da "SporTV" para participar de um programa chamado "Secret Spots" onde conheci um diretor fantástico chamado Sylvestre Campe. Dali nasceu uma grande amizade entre nós. Passado um tempo comentei com Sylvestre da minha vontade em fazer um documentário sobre este vôo ao Cristo e mostrei o material que já possuía.


Uma das preocupações seriam os custos pois para um "sonho pessoal" e sem patrocínios não teria sentido gastos elevados, ainda mais que minha intenção seria de apenas eternizar aqueles momentos mágicos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A partir deste dia começamos a pensar no formato do documentário pois sabíamos que dependendo do tamanho, mesmo para nós apaixonados, poderia se tornar cansativo. Foi ai, mais uma vez, que o Sylvestre mostrou porque é tão requisitado.
 








 
 
 
 
 
As filmagens de helicóptero foram as mais estressantes e também as mais emocionantes. Por mais que eu conheça as condições meteorológicas do Rio seria sempre um risco marcar de véspera o aluguel de um helicóptero com hora marcada para ambos chegarmos voando no Cristo. Junta-se ao fato de eu voar com dois rádios, um para comunicação com o helicóptero e outro com a equipe de filmagem em terra. Eu não poderia esquecer de um detalhe fundamental, voar bem, pois uma "pregada" neste dia seria, além da decepção, um enorme prejuízo de tempo e dinheiro. Foi muita adrenalina em um voo inesquecível. Isto se repetiu por mais duas vezes.
 


O produto final é um DVD que além do documentário de 49 mts tem um extra de 35 mts apenas com imagens de vôo com todas as decolagens, pousos e passagens pelo Cristo gravadas em mais de sete ângulos alem de uma galeria de fotos.


ASAS: Um Sonho Carioca é muito mais que o primeiro filme a documentar o vôo de uma asa delta até o Cristo Redentor. É uma declaração de amor ao Rio de Janeiro, sob a ótica inusitada dos pássaros e através de depoimentos de pessoas que fazem esta cidade acontecer.
 

49 MTS - STEREO DIGITAL 5.1 - PORTUGUES- INGLES - NTSC - Realização NADER COURI e SYLVESTRE CAMPE - 2005












2 comentários:

  1. Conheci esse vídeo quando fui em Andradas a primeira vez. Assisti junto com pilotos amigos e que nunca tinham voado no RJ. E assim como eles, também fiquei por demais encantada com o documentário. Logo depois, vi o cara do documentário na rampa de SC se preparando metodicamente, fazendo todo um ritual antes do vôo e foi ali que vi que o vôo livre é muito mais do que uns caras decolando e fazendo bons vôos. Mas há toda uma técnica, toda uma preparação para que o sonho de voar seja realizado.
    E isso é muito legal...videos como esse valem toda e qualquer premiação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Beth, este ritual faz parte da nossa seguranca......
    Vc tem toda razao, a premiacao nao se compara com o prazer de ter feito.
    Beijos, Nader

    ResponderExcluir

A sua crítica é fundamental para melhorar meu blog. Vamos lá, deixem seus comentarios, criticas e sugestoes!

Abraços e bons voos
Nader